Com a mudança do cenário social mundial, os hábitos das pessoas, especialmente os de consumo está transformados e, hoje mais que nunca, um profissional que quer se destacar na sua área precisa fazer o seu marketing pessoal de forma eficiente.
A vulnerabilidade e as incertezas da economia nunca estiveram tão evidentes. Essa mudança também ocorreu, na mesma velocidade, no perfil sócio-econômico das pessoas. Assim, consumidores, clientes, pacientes e etc., se tornaram mais exigentes, valorizando mais os aspectos intangíveis dos produtos e serviços.
Em outras palavras, para esse “novo” cliente, vale mais o que ele percebe em você como profissional do que o que você realmente é. Não faz mais sentido um médico ser muito competente se ninguém sabe disso. E nunca os aspectos de marketing pessoal foram tão importantes para ajudar na criação dessa percepção.
Nesse sentido: Seja extraordinário aos olhos do seu paciente. Mostre a sua capacidade em atendê-lo e em resolver o seu problema de saúde. Faça um atendimento realmente humanizado e, se possível, diferenciado.
Um bom plano de marketing pessoal para profissionais da área da saúde vai ajudar você nessa empreitada, criando o valor necessário para que você tenha a preferência do seu público-alvo. O “extra” tem que estar evidenciado aos olhos do seu paciente/cliente. Lembre-se, extra é o que diferencia o “Extraordinário” do “Ordinário”.
Como criar uma estratégia de marketing pessoal?
Todo planejamento deve abordar uma análise da realidade atual do negócio, traçar objetivos consistentes para o curto, o médio e o longo prazo; além de definir claramente as Estratégias e as Táticas que deverão ser trabalhadas. Mas, afinal, qual a diferença entre Estratégias e Táticas?
Podemos dizer que as estratégias são todas as ações amplas que serão utilizadas para se conquistar os objetivos, ao passo que as táticas definirão os caminhos. Ou seja, enquanto as estratégias definem “o que fazer”, as táticas irão definir o “como fazer”.
Como colocar esses conceitos na prática?
Você ´precisa traçar seus objetivos de negócio (se não vai, deveria), ou seja, definir o que será conquistado ao longo do ano para ter um desfecho positivo no final do período, se é que você quer crescer profissionalmente, certo?
Então, definidos esses objetivos (que devem ser realistas e não apenas frutos do que você deseja) é hora de estabelecer as ações (estratégias) e como serão aplicadas (táticas).
O marketing 4.0, apresentado pelo guru Philip Kotler, disserta sobre o uso da web como ferramenta mercadológica e sua capacidade de estabelecer estratégias de amplitudes mundiais em um curto espaço de tempo.
As redes sociais e o Google, por exemplo, já se mostraram altamente eficientes para divulgar serviços e ideias de cunho médico e terapêutico. No fundo, o que essas ferramentas fazem é mostrar você para o seu público, porém, em dimensões espantosas e nada parecido com a antiga “propaganda boca-a-boca”.
Ao escolher esses caminhos você estabelece as ferramentas estratégicas que o ajudarão a conquistar um 2022 melhor.
Mas como usá-los de forma eficiente? O que deve ser feito nas redes sociais para ajudar a divulgar os seus serviços? Como o Google poderá te dar a você o suporte na divulgação dos seu trabalho? As respostas à essas perguntas é o que chamamos de táticas.
Se a linguagem da web ainda é um campo desconhecido para você, minha recomendação é buscar ajuda de assessorias experientes. Elas sabem o caminho para colocar você em evidência e a ter um 2022 muito mais próspero. Feliz Ano-Novo.
Por: Norivaldo Carneiro | Fundador da MarketMED