Você sabe o que são leads, visitantes e prospects em uma estratégia de marketing digital? Muitas pessoas tendem a empregar esses termos como sinônimos, mas não são. Apesar de se referirem às pessoas que demonstram interesses no tipo de serviço oferecido por uma empresa, têm conotação distinta.
No entanto, eles fazem parte de três etapas do processo de conquista de novos clientes, que devem ser planejados e executados com muito profissionalismo para que se alcance resultados eficazes.
Essas fases do funil de vendas são facilmente aplicadas aos negócios do setor Saúde, uma vez que os gatilhos utilizados para atrair visitantes e captar os dados primários de futuros possíveis clientes fazem parte das estratégias de marketing digital atuais.
Além disso, na área da saúde, é preciso fidelizar o cliente e se manter com credibilidade e autoridade no mercado, já que não estamos tratando de uma venda de produtos e, sim, de serviços de saúde e de cuidado à vida humana.
Mas afinal, qual a diferença entre leads, visitantes e prospects? Entenda aqui as principais diferenças e aumente as chances de conquistar resultados satisfatórios.
Visitantes
Visitantes são as pessoas desconhecidas que acessam o site da empresa pela primeira vez. Na maioria das vezes, buscam conteúdo de qualidade para resolver uma dor. Essas pessoas não conhecem a marca e tampouco possuem interesse em se tornar clientes. Por isso, não fazem nenhuma ação efetiva.
Porém, quando esse visitante encontra o que precisa, provavelmente ele vai querer saber mais e, assim, estabelecerá uma relação de confiança. Por isso, é importante planejar bons conteúdos e trabalhar as estratégias para ranquear o site nas primeiras posições dos mecanismos de busca do Google.
É claro que um visitante dificilmente se torna um cliente imediatamente após esse primeiro contato, mas, com a identificação com a empresa, são grandes as chances de se tornarem leads.
Leads
O lead é qualquer pessoa que entra em contato com uma empresa. Sua atuação vai além de uma simples visita, pois ele fornece seus dados pessoais, como um e-mail, que permita iniciar uma relação com a marca. Nesse sentido, o lead é uma “evolução” do visitante. Ou seja, é quando a visita realmente deu certo e a pessoa pode se tornar um potencial cliente.
Um exemplo de lead é uma pessoa que assina uma newsletter e deixa alguns dados cadastrados. Vale ressaltar que todas as informações fornecidas significam muito sobre a pessoa, permitindo que a empresa conheça seus hábitos de consumo e suas dores. Ao entender esse lead, a equipe de marketing pode criar estratégias para melhor atender essas necessidades.
Prospects
Por sua vez, os prospects são os leads considerados qualificados para se tornar clientes. Geralmente, o comportamento de interação com a marca é diferente. Essa interação pode ser um contato pelo chat ou acesso a um atendente sobre os serviços oferecidos.
Além disso, os prospects dão um sinal verde para que a empresa possa entrar em contato com eles sobre os serviços e produtos de seus interesses.
Agora você já conhece a diferença entre visitantes, leads e prospects. Cada etapa tem a sua importância para o crescimento ou manutenção da sua marca, além das chances de conquistar e fidelizar clientes serem ainda maiores.
Conte conosco para alavancar seus negócios. Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores.