O Marketing Digital para médicos é uma necessidade, já que é difícil imaginar nosso cotidiano sem o acesso à internet. À princípio, os números pode surpreender: são mais de 100 milhões de usuários no Brasil.
Além disso, mais de 70% deles confiam nos resultados do Google e somos o país cujos usuários passam mais tempo online, principalmente nas redes sociais.
Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, o marketing digital revolucionou a maneira como empresas e profissionais se comunicam com seus clientes.
A importância de estar presente na web
Porém, o fato de ter um site na web não significa que você está inserido neste contexto. Essa é apenas a primeira providência.
É como abrir uma janela para que o mundo possa conhecê-lo, mas se você não convidar as pessoas a olharem por ela, nada adianta. É nesse momento que o marketing digital para médicos se faz importante.
Apareça, mostre que você existe. Ou seja, seu site ajudará na sua localização e terá relevância nas informações que você quer transmitir aos seus futuros pacientes.
Além disso, é um excelente canal de relacionamento com os seus clientes atuais. Mas para isso é necessário divulgá-lo.
Redes sociais, blogs, e-mail marketing, otimização no Google e outras ferramentas do marketing digital farão a diferença neste momento.
As dúvidas que surgem são: quais delas devo usar? Quais alcançarão o melhor custo-benefício para a minha especialidade ou atuação?
Sendo assim, não existem respostas certas para essas perguntas. Geralmente, um mix dessas ferramentas costuma alcançar melhores resultados, dependendo do objetivo.
Como iniciar uma estratégia de marketing digital para médicos?
Existem ferramentas com resultados de curto, médio e longo prazo. O chamado “efeito dominó” é a melhor forma de atuar com o marketing digital.
Ou seja, atrair o cliente para o seu site de forma sutil, divulgando conteúdos relevantes ao seu público.
Por exemplo, incluir no site um blog falando sobre cuidados com a pele pode ser um bom motivo para chamar a atenção de pacientes de um dermatologista.
O marketing digital para médicos deve respeitar as normas éticas da profissão
Para criar uma estratégia de marketing digital para médicos, é importante ficar atento às normas do Conselho Federal de Medicina e outros órgãos reguladores; e à segmentação da sua audiência.
No primeiro, é necessário estar atendo ao que é permitido pelo Conselho Federal de Medicina e/ou pela sua Sociedade de Especialista.
Dessa forma, qualquer atuação na web por parte de médicos e empresas de saúde deve ter cunho informativo e de utilidade pública.
Assim, a construção de um planejamento de marketing digital deve estar calcada em fatores éticos e de boas práticas.
Segundo, atue de forma segmentada. Se você ou sua clínica está na cidade de Niterói e seu público se resume a pessoas dessa região, o seu marketing digital deve ser focado.
Você só precisa aparecer para essas pessoas. Não tomar esse cuidado fará você gastar além da conta e correr o risco de dar um tiro de canhão para matar uma mosca.