Tornar-se uma autoridade na área da saúde ou em algum tipo de procedimento é o que almeja a maioria dos profissionais em atuação no mercado de trabalho. No entanto, a lacuna entre o querer e o poder no contexto atual exige mais do que ações milagrosas que prometem uma carreira de rápida notoriedade e de destaque.
Mas qual é o segredo de alguns médicos, psicólogos, dentistas, dentre outros tantos profissionais da saúde, que conseguem manter uma agenda sempre lotada de pacientes e ainda contam com milhares de seguidores nas suas redes sociais?
Pensando em refletir sobre, a Marketmed elencou estratégias que podem ajudá-lo a se tornar uma autoridade na área da saúde. Ficou interessado? Então, leia este post até o final.
Nesse artigo você encontra:
- Por onde devo começar para virar uma autoridade na área da saúde?
- Conheça 3 estratégias para ajudar você a se posicionar como uma autoridade
Por onde devo começar para virar uma autoridade na área da saúde?
O primeiro passo para conquistar o tão sonhado reconhecimento e se tornar um nome de referência no campo da saúde é entender o que significa ser, de fato, uma autoridade. Duas palavras estão na base de todos os casos de sucesso: confiança e relacionamento.
Por isso, é preciso ter em mente que as estratégias adotadas devem ser contínuas e bem planejadas, pois não temos como dissociar o nível de fidelização do paciente com a autoridade que o profissional exerce em sua área de atuação. O trabalho é constante e exige investimentos para a atração de novos pacientes e permanência dos antigos, que envolve cuidados com a infraestrutura do local de atendimento, treinamento e gestão de pessoas que terão contato direto com o cliente, atualização de conteúdo das redes sociais e blogs, dentre outros.
Lembre-se que a empatia é fundamental em todas as relações com os pacientes, que devem ser tratados com o máximo de atenção possível, despertando o sentimento de respeito e confiança com o profissional de saúde.
Conheça 3 estratégias para ajudar você a se posicionar como uma autoridade na área da saúde
1 – Entenda as dores dos seus pacientes
Saber ouvir e orientar são grandes virtudes de líderes de sucesso, mas na área da saúde se tornam ainda mais fundamental. Olhos nos olhos, acolhimento e linguagem simples são alguns diferenciais na área da saúde e certamente farão com que os pacientes criem um sentimento de confiança e fidelidade com você.
Aliás, quando procuramos por serviços de saúde, estamos em busca de resolver as nossas dores e não voltar para casa com mais preocupações. Por isso, mesmo que os avanços tecnológicos, como os canais digitais, por exemplo, sejam estratégias efetivas e fundamentais para se tornar uma autoridade, na área da saúde é preciso trabalhar com empatia e com responsabilidade com o outro.
2- Invista em suas redes sociais
Diante de tanta concorrência, é preciso estar em todos os espaços possíveis para ser lembrado no momento em que o paciente te procura. Para que isso ocorra, as redes sociais exercem um excelente papel para que você possa marcar presença como uma autoridade em sua especialidade.
Mas atenção: é notório quando um perfil nas redes sociais é planejado e atualizado constantemente! Então, para estar nas redes sociais e usufruir de todos os seus benefícios é fundamental investimento em tempo e dedicação. Afinal, a informação de qualidade é essencial para a saúde e acredite, pode salvar vidas!
Aqui, não estamos falando em consultas sem remuneração, mas sim em acolhimento. Um profissional mais humano é o que as pessoas buscam quando escolhe os especialistas que vão cuidar da sua saúde.
3- Tenha um blog atualizado
Você já percebeu que as matérias que lemos na internet, na maioria das vezes, nos levam para sites de algum serviço ou produto? Se não, passe a perceber que muita informação relevante nos direciona para o caminho da solução dos nossos problemas e dores. E essa é exatamente a principal estratégia que possibilita tornar um especialista uma autoridade na internet, podendo converter os usuários em clientes fidelizados.
Mas o que parece tarefa simples, na prática, exige um trabalho comprometido e contínuo, que envolve desde conhecer o seu público e os concorrentes até o cumprimento de agendas de postagens, o que inclui, é claro, estratégias de otimização das buscas, para que você esteja presente no momento em que o seu futuro cliente mais precisar de você.
Tudo isso quando bem trabalhado é capaz de trazer um resultado excelente, dando a você uma credibilidade no mercado e aumentando a procura por seus serviços.