O perfil do paciente que chega aos consultórios e clínicas de saúde mudou significativamente nos últimos anos. Além da ampla concorrência, o advento da internet contribui para que as pessoas busquem orientações sobre saúde antes de consultar um especialista, o que exige que os profissionais da área estejam cada vez mais engajados sobre os temas em destaque e que invistam em orientação e informação de qualidade para fidelizar seus pacientes.
O cuidado humanizado, a empatia, o olho no olho continuam entre os principais ingredientes para que o paciente tenha uma excelente experiência e que, até mesmo, indique os profissionais para seus familiares e amigos. Porém, existem outros pontos fundamentais que interferem no grau de satisfação do cliente e que devem ser vistos com muita atenção por todos que pretendem ter uma carreira de sucesso na saúde.
Entenda o que é a fidelização de pacientes e conheça algumas estratégias para ajudar nesse processo de atração e retenção de clientes.
Nesse artigo você encontra:
- O que significa fidelizar pacientes?
- Qual é a diferença entre experiência e satisfação do paciente?
- Conheça algumas estratégias para fidelizar pacientes.
Afinal, o que significa fidelizar pacientes?
O termo fidelização é muito utilizado na área de marketing, ao se referir ao público consumidor de uma determinada marca. No campo da saúde, o conceito significa a permanência do paciente durante anos com o mesmo especialista ou clínica de saúde, inclusive recomendando os serviços para seus amigos e familiares.
Os pacientes fidelizados estabelecem relação de confiança e acabam usufruindo outros serviços indicados pelos profissionais, o que é muito comum ocorrer, quando se trata do cuidado com a saúde. Como resultado dessa construção de relacionamento sólido, acontece o retorno e marcação de novas consultas. Mas lembre-se: é preciso que o paciente tenha uma boa experiência e que se sinta seguro e confiante. Portanto, a atenção e o cuidado são peças-chave para o sucesso de todo especialista ou clínica de saúde.
Qual é a diferença entre experiência e satisfação do paciente?
Ambos os termos se assemelham em diversos aspectos, mas também apresentam suas diferenças. Na experiência do paciente, o foco principal é a avaliação de todo o processo que envolve a qualidade de um atendimento médico e dos demais profissionais da saúde. Já a satisfação do paciente objetiva conhecer se os resultados entregues estiveram de acordo com as expectativas dos clientes. Em outras palavras, a experiência é a trajetória percorrida para se ter o atendimento, enquanto a satisfação se refere às expectativas de cada pessoa.
Conheça algumas estratégias para fidelizar pacientes
· Invista em uma excelente comunicação;
· Esteja disposto a ouvir e a estabelecer diálogo;
· Esteja atento para que todos os profissionais envolvidos no atendimento sejam atenciosos;
· Proporcione um ambiente agradável;
· Ofereça, sempre que possível, descontos ou serviços gratuitos, para aumentar o grau de satisfação;
· Trate cada paciente como único;
· Evite, sempre que possível, longas esperas para o atendimento;
· Demonstre respeito e empatia por todos que procuram pelos seus serviços de saúde;
· Esteja presente nas mídias sociais, levando informação de qualidade.
Uma dica valiosa é sempre se colocar no lugar do outro. Afinal, todos nós gostamos de nos sentir acolhidos, quando precisamos cuidar da nossa saúde. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, nosso time de especialistas em marketing médico está à disposição para ajudá-lo com orientações e no que mais for preciso.