Fazer uma pesquisa de mercado sobre a área da saúde é o ponto de partida para o bom andamento de todas as atividades da sua clínica, hospital, laboratório ou instituição.
Basicamente, ela serve como instrumento para reunir informações relevantes ao andamento do negócio, auxiliando a tomar decisões mais assertivas, inovadoras e seguras.
Por que fazer um estudo de mercado na área da saúde?
Na prática, os dados obtidos na pesquisa de mercado na área da saúde ditam o rumo das estratégias de comunicação e de atendimento e minimizam falhas comerciais e operacionais.
Ela funciona como um guia para:
● Conhecer os comportamentos e hábitos de consumo dos seus clientes ou pacientes e definir o seu público alvo;
● Identificar oportunidades de mercado baseadas na análise dos nichos que estão crescendo ou diminuindo;
● Analisar as tendências nacionais e internacionais para a área da saúde;
● Verificar a viabilidade de uma atividade e ainda estimar faturamento/ receita do empreendimento ao longo de sua vida útil;
● Antecipar possíveis respostas e demandas dos clientes ou pacientes;
● Verificar o trabalho da concorrência e, possivelmente, agregar parceiros.
Portanto, de maneira sistêmica, os achados da pesquisa de mercado sobre a área da saúde validam a rentabilidade econômica do negócio, evidenciam oportunidades e incentivam a melhora da qualidade dos serviços.
Como fazer um estudo de mercado na área da saúde?
A estrutura é baseada em 4 pilares iniciais, que são:
1. Definir o problema e o objetivo da pesquisa de mercado.
Pergunte-se o que você quer compreender com essa pesquisa de mercado?
Alguns exemplos são: qual tipo de atendimento meus pacientes preferem? Que tipo de procedimento meus pacientes procuram? Qual a chance do meu potencial cliente escolher a minha clínica para realizar sua blefaroplastia? Como posso me comunicar melhor com o meu público alvo?
2. Desenvolver a pesquisa na prática.
Planeje as perguntas pertinentes, tomando cuidado para que a pesquisa não fique cansativa.
3. Reunir todas as informações coletadas de maneira organizada.
Insira as respostas em planilhas e gere gráficos que facilitem a visualização das respostas.
Compare com resultados de pesquisas anteriores, se você os tiver.
4. Analisar os dados, tirar conclusões e arquitetar as tomadas de decisão.
Com as respostas organizadas, é importante debater os achados e estudar as possíveis causas.
Ao identificar as necessidades de mudança, inicia-se um novo planejamento – dessa vez focado em implantar melhorias.
Alguns formatos de pesquisa de mercado na área da saúde podem ser úteis.
● Pesquisa de hábitos de consumo na área da saúde
Essa modalidade pode ser realizada antes ou durante a abertura do negócio.
A pesquisa de hábitos de consumo aplicada à área da saúde é um estudo com potenciais clientes, que analisa informações básicas sobre os perfis a serem atendidos – como suas rotinas, necessidades, estilos de vida e preferências.
Os resultados permitem desenhar uma boa estratégia de marketing médico, além de incentivar serviços mais assertivos e completos.
● Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados
Ela é utilizada para empresas que já estão em atividade e tem os objetivos de mensurar a qualidade dos serviços prestados e identificar possíveis melhorias.
Na prática, ela funciona como uma coleta de feedbacks que sinalizam o que está bom e apontam os pontos a melhorar.
Aqui entra em jogo toda a dinâmica de trabalho da instituição – desde o agendamento e do cadastro na recepção até o atendimento em si.
Pode ser enviada no pós consulta (pós atendimento) via e-mail ou pode ser solicitada através de um preenchimento manual presencial.
● Pesquisa para avaliar a força da marca
Formato de estudo para instituições da saúde já consolidadas, com mais de um ano de atuação. Aqui só interessam as informações diretamente ligadas à marca!
Esse tipo de pesquisa ajuda a entender como anda a construção da empresa no imaginário das pessoas. Portanto, são analisados os aspectos positivos e negativos da empresa, de maneira abrangente.
Ela pode ser feita de maneira primária, criada pela equipe administrativa ou por uma empresa especializada em marketing médico, ou de maneira secundária e generalizada, através da análise de informações já reunidas anteriormente por outras empresas do mesmo setor.