Nesse novo mundo intermediado pela internet, as mídias off-line podem parecer coisa do passado, já ouviu falar em Marketing Médico Off-line? Não?
Ainda existe muito espaço para a divulgação fora da web, dessa forma ela pode ser muito efetiva quando é baseada em estratégia.
Neste artigo você encontra:
- Vida longa ao marketing off-line
- Exemplos de marketing off-line
- Oportunidades do marketing off-line
- Alerta: nem tudo é permitido!
- Escolha com sabedoria
Vida longa ao marketing off-line
Até que as pessoas continuem a sair de casa, consumam mídias tradicionais (como televisão, rádio e jornal) e possam receber entregas, o marketing médico off-line fará sentido – porque ele se faz presente em todos esses lugares.
As escolhas ideais vão depender dos seus objetivos com a campanha, do perfil do seu público e, claro, do seu orçamento.
Sendo assim, essa modalidade de anúncio ainda é capaz de promover proximidade e reconhecimento, além de abrir canais diretos de comunicação e de vendas.
Exemplos de marketing off-line
● Placas e outdoors em pontos estratégicos
● Telemarketing
● Propagandas em horários comerciais de televisão
● Propagandas faladas ou musicais em rádios
● Anúncios ou matérias em revistas ou jornais
● Anúncios em sacolas ou embalagens (como as de pizza)
● Mala direta com envio de correspondência via Correios
● Catálogo de produtos
● Adesivos em ônibus, carros e outros meios de transporte
● Confecção de brindes da marca
● Boca a boca
● Eventos de networking
Portanto, todos estes podem ser trabalhados de maneira moderna e criativa para distribuir mensagens de confiança e segurança e incentivar o marketing de indicação.
Oportunidades do marketing off-line
Se você tem um negócio físico ou presta um serviço, pode impactar as pessoas com as modalidades do marketing off-line a qualquer momento.
Sendo assim, é importante conhecer o seu público alvo, seus perfis de consumo e suas demandas.
Ao optar por divulgar a sua clínica em um outdoor, por exemplo, é importante utilizar essas análises para escolher a localização e as informações da propaganda.
A publicidade por mala direta, por sua vez, pode ser um recurso para testar a oferta de novos procedimentos, comunicar preços e condições especiais e, ainda, para marcar presença em datas comemorativas – como natal, ano novo e aniversário – e, quem sabe, recuperar clientes inativos.
Em jornais, a escolha do veículo e do caderno é fundamental – assim como a arte e o jogo de palavras. Nessa mídia off-line, também é possível apostar no marketing de conteúdo, entregando informações relevantes sobre sua especialidade ao seu possível cliente. Dessa maneira você conquista a sua confiança e garante um lugar na sua memória.
Alerta: nem tudo é permitido!
Fique atento ao que pode e ao que não pode quando o assunto é publicidade médica ou odontológica.
Seja para divulgar digitalmente ou em mídias off-line, existem regras de publicidade determinadas pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos Conselhos Regionais de Medicina.
O objetivo da Comissão é enquadrar os anúncios aos dispositivos, considerando questões legais e éticas. No entanto, o item 3 dispõe especificamente sobre os critérios para material impresso de caráter institucional.
Aos médicos qualquer comunicação em massa deve ser pautada por esclarecimento ou conteúdo educativo à sociedade.
Somente as instituições jurídicas como clínicas, hospitais, laboratórios, centros médicos, etc podem se utilizar de mídias off line para suas divulgações.
Sensacionalismo, autopromoção, divulgação de métodos exclusivos e anúncios sobre terapias sem comprovação científica são atividades proibidas.
E se você é dentista, é recomendável que consulte o CRO – que é o Código de Ética da Odontologia – para garantir respeito às determinações publicitárias.
Escolha com sabedoria
Diante de tantas possibilidades e de tanta concorrência, uma coisa é certa: um planejamento de marketing é indispensável.
O primeiro passo é avaliar com cautela o momento do seu negócio, os objetivos da comunicação e, somente então, escolher o que vale a pena. As possibilidades são inúmeras!
De maneira geral, o melhor cenário possível é integrar os dois formatos: marketing online e marketing off-line, pois quando o assunto é mensurar os resultados dos seus investimentos em publicidade, não há nada como o marketing digital!