A recepção de clínicas e consultórios faz parte da experiência do paciente e deve ser um ambiente agradável, que transmita conforto e bem-estar, com atendimento eficiente. Essa também deve ser um pilar da sua estratégia de marketing.
Além disso, é um local de espera, ou seja, é importante haver café, biscoito e formas de entretenimento, como uma televisão, por exemplo. Mas será que seu paciente quer assistir qualquer coisa?
Ter uma TV na recepção melhora a experiência do paciente?
É inegável que a TV na recepção do consultório ou clínica funciona como entretenimento. Além disso, ela pode influenciar na experiência do paciente. Analogamente, como afirma o professor Christopher Lovelock, da Havard University, um dos grandes especialistas em Marketing de Serviços, “a espera ocupada e entretida é menos dolorosa”.
Assim, alguns entraves em relação ao uso da TV podem e devem ser analisados para a tomada de decisão. O barulho que ela provoca, as preferências por canais, a programação inadequada etc.
O estilo do telespectador brasileiro mudou muito durante os últimos dez anos, fazendo com que a TV aberta perdesse cada vez mais espaço no cenário nacional. A expansão de acesso à internet favoreceu o crescimento de outras plataformas de entretenimento digital, com conteúdos inéditos e alternativos, atraindo as pessoas que se cansaram do convencional e habitual da televisão.
Assim, podemos definir que a TV Aberta não é mais a melhor opção. Mas, então, como substituir?
É necessário oferecer conteúdo de qualidade
Como resolução, muitos já estão optando pelo Canal Personalizado de Televisão, as chamadas TVs Corporativas. Consiste em um canal de TV próprio para o consultório, ou seja, com conteúdo selecionado de acordo com o perfil dos pacientes e dos médicos. Além de informar e entreter, também apresenta uma opção para a divulgação dos serviços, produtos e parceiros.
A TV exibe as informações com marca e cores da clínica, reafirmando sua identidade visual. Todo o conteúdo é on-line, podendo ser alterado, e possui grade de programação própria que transmite: informações e serviços da instituição, notícias de agências e portais, dicas relacionadas à especialidade do local, agenda cultural, novidades da área de saúde, conhecimentos gerais e etc.
A opção é ideal para consultórios que apresentam diversos procedimentos, pois aparece como um veículo de comunicação direcionado ao seu público-alvo. Ele monta sua própria grade de programação. Tudo de acordo com a escolha do médico e sua interação com seu paciente.
O Canal Personalizado de Televisão permite tem a opção de manter ou eliminar o som (toda a programação é compreendida mesmo sem som), isenção de possíveis questões jurídicas relacionadas aos direitos autorais e a parceria com portais de notícia, tudo a partir da elaboração de uma timeline.
Agências especializadas oferecem o serviço de forma prática e simples garantindo sempre a uma positiva experiência para o cliente.
Norivaldo Carneiro
Professor do IBMEC e da AVM RIO
Especialista em Marketing Para a área da saúde
Sócio diretor da MarketMed Consultoria